O Ano Novo Florentino

25/03/2015 17:00
Até 1749 o "Ano Novo" em Florença foi comemorado 25 de Março.
 
Em 01 de janeiro de 1582 o calendário gregoriano entrou em vigor em toda a cristandade, mas os florentinos se fizeram de surdos e mantiveram viva a sua tradição antiga. 
 
Na Idade Média, a Igreja fez coincidir com o início do ano no dia 25 de Março, dia da Anunciação da Santíssima Virgem Maria, que, em Florença tinha um culto muito forte. Florença sempre foi uma cidade mariana e não é a toa que a sua catedral foi dedicada a Maria recebendo o nome de Santa Maria del Fiore. Uma curiosidade: a catedral de Florença, foi consagrada exatamente no dia 25 de março de 1436 - 140 anos após o início da sua construção.
 
Foi o Grão-Duque  Francesco Stefano di Lorena que obrigou seus súditos, através de um ato oficial, alinhar o calendário florentino com a aqueles de  outros países, fixando que o ano cívil iniciava em Florença no dia 01 de janeiro.
 
Desde 2000, a cidade inseriu esta data nas celebrações oficiais e além da procissão histórica da República Florentina que acompanha as Autoridades  até a Basílica de SS. Annunziata para a missa, diversos concertos e eventos são reliazados em Florença.
 
Pisa, outra cidade da Toscana, também comemora o inicio do ano novo no dia 25 de março.