Julie Clery na Basilica de Santa Croce em Florença

26/12/2013 19:48

Em 26 dezembro de 1777 nasceu em Marselha Julie Clery, futura cunhada de Napoleão futuro, destinada a se tornar rainha da Espanha. Julie morreu em Florença no dia 07 de abril de 1845 e foi sepultada na Basiclia Santa Cruz.

Seu túmulo se encontra em frente ao tumulo da sua filha Charlotte Bonaparte, que morreu aos 36 anos de idade.

Quando o seu pai foi executado pelos revoltosos da Revolução Francesa, sua mãe, Madame Clary foi solicitar os favores da família Bonaparte que havia ascendido ao poder juntamente com o Diretório.

José Bonaparte, a pedido de seu irmão, Napoleão, passou a cortejar Júlia e em 1 de agosto de 1794 casaram-se em Cuges-les-Pins, França. Desse matrimônio nasceram-lhe 3 filhas.

ary e as suas filhas

Durante todo o período em que Jose Bonaparte reinou em Nápoles, Júlia só foi visitar-lhe uma vez, na qual José foi nomeado rei da Espanha por Napoleão através do Tratado de Bayona.

Júlia nunca esteve na Espanha, permaneceu em Paris, defendendo os interesses do marido que era o Grande Eleitor do Império, que era o segundo em poder na França depois do Imperador. Na Espanha foi alcunhada de “La Reina Intrusa”.

Após a derrocada de Napoleão em Waterloo em 1815, Jília viveu ainda na Europa todo o tempo que José morou nos EUA, e depois da morte de sua filha, Carlota em 1839, morou com o marido em Florença, onde faleceu.