Duomo: A Assunção de Maria brilha novamente após a restauração

08/06/2015 15:47
 
O vitral  com a representaçao da Assunção de Maria, foi projetado por Lorenzo Ghiberti, grande escultor da Porta do Paraiso do Batistério de Florença. O trabalho faz parte de um dos ciclos mais ricos e completos da Renascença que tem 44 vitrais, originalmente 45, criado pelos grandes mestres vidreiros a partir dos desenhos dos mais famosos artistas da Renascença: Donatello, Paolo Uccello, Andrea del Castagno e Lorenzo Ghiberti.
 
A Assunção de Maria, "grande 10 braccia fiorentine" (antiga medida usada em Florença. Cada braccia fiorentina corresponde 0.583 metros) é dividida em 28 painéis, foi feita pelo mestre vidreiro Niccolò di Pietro Tedesco e colocado no centro da fachada da catedral Santa Maria del Fiore no ano de 1405. O esplendor e o brilho desta obra-prima com a passagem do tempo foi obscurecida por vários fenomesno de  degradação, necessitando assim de restauração,  iniciada em março de 2014.
 
As cores originais e detalhes do vitral, poderã ser observados de perto, até o dia 08 de setembro no Batistério de San Giovanni, onde, pela primeira vez, o vitral será exposto antes de ser remontado na fachada de Santa Maria del Fiore.
 
Fotos: Opera do Duomo de Florença