Histórias e segredos do Batistério de Florença

20/06/2013 16:13

O Batistério de Florença possui algumas curiosidades que são poucos conhecidas.


Se olharmos para a base do edifício, o lado voltado para Via Roma, podemos ver um baixo-relevo. Ao vê-lo de perto, porém, percebemos que trata-se de um antigo sarcófago romano colocado na parede para lembrar as origens romanas da cidade. Florença, ou melhor, Florentia, foi fundada pelos romanos como acapamento militar no ano de 59. a.C.

 

Exatamente a onde foi construído o Batistério, na Florença Romana, existia uma Domus, ou seja, um casa de uma familia nobre romana e por muitos anos se pensava que alí existia uma templo dedicado a Marte, o Deus da Guerra.

 

Analisando do baixo-relevo observamos uma cena de colheita de uvas: alguns camponeses pisam em uvas dentro de uma cuba. Sucessivamente, lendo o baixo-relevo da direita para a esquerda, observamos algumas pessoas transportando barris de vinhos para dentro de uma embarcação. Alguns historiadores acreditam que o "defunto" para qual era destinado o sarcofago era um grande comerciante de vinhos e a cena no baixo-relevo era uma homenagem a atividade do defunto. Outros historiadores afirmam em vez que se trata de uma batalha naval.