A Madonna de Fiesole de Brunelleschi

28/06/2013 22:37

A Madonna de Fiesole, uma Mãe que segura seu filho, como se ele fosse um bebê comum, como todos os mortais. Não a vejo como uma obra sacra, mas sim uma mãe com o seu filho nos braços. Me comove ver a tristeza do olhar dessa Mãe que já conhece o trágico destino do seu filho.

Me emociona a forma com a qual essa Mãe segura nos braços seu filho, como se quisesse protegê-lo de todas as maldades dos seres humanos.

Me perco nos olhos desse "Bimbo", marejados de lágrimas, como quem tivesse acabado de chorar. Provavelmente chorava, porque sentia a tristeza da sua mãe.
Observem como esse "Bimbo" procura segurança no corpo da Mãe. Olhe o pezinho dobrado, a gente vê como a sola do pé é mais rosada, imitando a cor da pele.


A escultura é datada no inicio dos anos de 1400 e é atribuída a Brunelleschi o famoso arquiteto da cupola do Duomo de Florença. A escultura se encontra no Museu Bandini em Fiesole.

 

Trata-se de uma escultura feita de barro, mas a quantidade de ouro que foi usado (tudo que é amarelo é ouro, o manto, os cabelos, a camisa de Jesus) nos indica que a obra foi feita para uma familia importante, provavelmente para algum membro da familia Medici.