A lenda do Leão do Duomo de Florença

03/12/2014 22:57

A Catedral de Florença é repleta de estátuas que guardam segredos e histórias da cidade. Hoje vamos lhe contar a lenda de Anselmo e do leão.

Andando em direção ao lado norte da Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença, você certamente notará um leão esculpido no lado da porta simetricamente oposta a torre campanária. Você conhece a lenda popular associada a esta estátua?
 
Giovanni Cavalcanti,  nas suas Istorie Fiorentine,  nos conta sobre uma anedota relacionada com a Porta della Balla, conhecida também como Porta Cornacchini, construída no final do século XIV e decorada em toda a sua altura com entalhos. No apoio das duas colunas que emolduram a entrada, encontramos um leão com um querubim alado e uma leoa com filhotes.
 
O historiador diz que no início do século XV, um certo Anselmo, habitante da Via del Cocomero (hoje Via Ricasoli)  em frente das casas da família Cornacchini, era obssecado por um sonho no qual ele teria sido atacado por um leão idêntico aquele esculpido na porta da Catedral.  
 
Para ir ao trabalho, todos os dias Anselmo passava em frente a Porta da Catedral e via o famigerado leão protagonista dos seus sonhos. Para exorcizar esse medo, Anselmo decidiu um dia  desafiar o leão colocando a sua a mão dentro da boca da estátua. Infelizmente um escorpião venenoso que estava aninhado dentro da boca da estátua  picou um dos dedos de Anselmo. Assim sendo, a vítima morreu dentro de 24 horas, fazendo assim que o seu sonho (ou pesadelo?) premonitório se tornasse realidadade.