Palazzo Pitti: Galleria Palatina

08.12.2017

A Galleria Palatina em Florença é um verdadeiro porta-jóias onde poderemos admirar as coleções de pinturas dos Médicis, exuberantes  molduras, móveis, estuques, sedas e céus barrocos.

A Galeria Palatina e os Apartamentos Reais ocupam todo o piso nobre do Palazzo Pitti, que já foi residência da família Medici, dos Lorenas e depois dos Savoias.

A magnífica Quadreria foi estabelecida entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX pelos Lorenas, que colocou nos salões de representação cerca de 500 obras escolhidas entre as principais obras das coleções dos Médicis.

É uma coleção extraordinária, que inclui a maior concentração de obras no mundo de Rafael, bem como pinturas de Tiziano, Tintoretto, Andrea del Sarto, Caravaggio e Rubens.

Os quadros, em suas suntuosas molduras, cobrem completamente as paredes das salas, enriquecidas pela presença de esculturas, vasos e mesas de pedras duras.

A incrível série de afrescos feita por Pietro da Cortona para Ferdinando II de Medici entre 1640 e 1647 nas chamadas "Salas dos Planetas", aumenta o encanto exclusivo da visita à Galeria, onde cada obra de arte é valorizada pelo móveis.

Queres visitar o Palazzo Pitti com um guia brasileiro? Fale com a gente!